Como fazer fermento natural ou levain para pães

Ter em sua casa alimentos que além de saciar a fome ainda mantém o seu corpo sempre em bom estado de saúde é essencial, sendo uma de nossas dicas a utilização, na preparação de pães, de fermento natural, que é extremamente benéfico para a saúde e mantém sempre o corpo em bom funcionamento, além de dar um sabor especial para o seu alimento, seja ele o fermento natural ou levain.

Para que você possa preparar iguarias deste tipo na sua casa iremos te ensinar hoje através de receita super simples como preparar o fermento natural ou levain para pães, deixando eles cada vez mais saudáveis e saborosos. Quer saber tudo que preparamos para você a respeito? Então, vamos lá! Você vai aprender um de como fazer fermento natural no site da Madre Pães Artesanais.

Como surgiu e como se faz o Fermento natural

O fermento natural é em si uma mistura formada pela cultura de micro-organismos que se encontram naturalmente presentes no ar e na própria farinha de trigo utilizada na preparação do alimento, além desses locais você pode também encontrar o fermento natural advindo de frutos, plantas e grãos, mediante a adição de lactobacilo, sendo um processo desenvolvimento há muito tempo pela humanidade na produção dos primeiros pães que se tem conhecimento.

Ainda em estudos realizados na época por volta dos anos de 3.700 a.C., a cerca do fermento natural, a sua origem especificamente estaria relacionada ao início da agricultura, pelo cultivo de alimentos, e do cultivo de grãos pelo homem.

Bem mais tarde, por volta do século XIX, passou a ser desenvolvido um fermento menos trabalhado, o que é conhecimento como comercializado, e que se difundiu mais pela sua praticidade e inovação para a época, mas nunca deixando de lado a qualidade que o fermento natural tem por si só.

Fermento levain

O fermento levain é uma das formas de apresentação do fermento natural, tendo seu nome originado do francês, pronunciando-se le-van, que traz trações especiais e um deixa um sabor bem marcante nos alimentos. Ele também é conhecido como massa madre, massa lêveda, entre outras variações de nomenclaturas, mas sempre se referindo especificamente ao fermento que é feito a partir da mistura de água e farinha, apenas isso, basicamente.

Através dessa fermentação é possível fazer um fermento natural que se origina por meio de lactobacilos e leveduras selvagens, que se encontram presentes na própria farinha usada na mistura e ainda no ar, sendo o tipo mais comum de fermento natural. Com a utilização do fermento natural levain você tem a produção de pães com sabor mais azedo, mais marcante e forte, que agrada a maioria dos paladares, e que pode ser identificado com facilidade, dando ainda um maior tempo de duração para o alimento.

Fazendo o fermento natural levain

Para fazer o fermento natural é super simples, basta ter apenas um pote de vidro, colocando nele duas colheres de sopa de água e 3 colheres de sopa de farinha, misturando por cerca de 5 minutos. Você deve cobrir o pote com um pano limpo e deixar que descanse por cerca de 24 horas, em algum lugar que não tenha contato com o sol.

Em seguida, você deve colocar mais duas colheres de sopa de água, juntamente com 3 colheres de sopa de farinha no pote, misturando bem e bastante, cobrindo com o mesmo pano e deixando descansar por mais 24 horas. Siga repetindo o processo por cerca de 4 a 6 dias, acrescentando as mesmas quantidades de água e farinha ao pote, quando começarem a aparecer bolhas, feche o pote com uma tampa e coloque-o na geladeira.

Cuidados que se devem ter com fermento natural levain

Para que você consiga manter sempre o fermento vivo e em bom estado de utilização é preciso acrescentar água e farinha a ele com frequência, seguindo a sequência indicada no roteiro já dado para preparo do fermento natural levain, depois que o fermento já tem bolhas espere por cerca de 10 dias até alimentá-lo novamente, na geladeira sempre.

Para fazer pão é necessário que utilize  o fermento que esteja alimentado a menos de um dia, caso ele tenha sido alimentado a mais de um dia, ele estará muito ácido e assim irá deixar o gosto do pão com alta acidez, prejudicando no sabor ao invés de deixar ele mais marcante e saboroso, e ainda antes de utilizá-lo deixe por fora da geladeira por algumas horas.

Vi essa dica no site Notas de Sabor, que é focado em gastronomia, receitas, etc…

Comentários
Como fazer fermento natural ou levain para pães
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *