A voz, além de ser nosso maior canal de comunicação, expressa nossos sentimentos e emoções. Quando o indivíduo chorar ou ficar nervoso, sua voz logo fica tremida ou embargada. Portanto, é extremamente importante manter nossa voz saudável e livre de rouquidão.
Alguns alimentos e hábitos podem causar muito mal à saúde da nossa voz, mas também há muitos alimentos que melhoram a saúde vocal.
Neste artigo será possível entender como melhorar a voz e mantê-la saudável.
Alimentos e hábitos que prejudicam a voz
Alguns comportamentos e hábitos prejudicam a saúde vocal. Por exemplo, comer chocolate antes de uma palestra pode prejudicar o desempenho durante a fala. Gritar e falar muito alto, também prejudica a saúde das cordas vocais.
Veja abaixo alguns alimentos e hábitos que prejudicam a voz:
- Falar alto ou gritar;
- Falar durante muito tempo;
- Falar sob estresse e com esforço, ou ainda sem pausas;
- Consumir álcool;
- Fumar;
- Não aquecer a voz antes de utilizar por muito tempo e com intensidade;
- Comidas gordurosas, como leites e derivados ou condimentos;
- Refrigerantes, condimentos, café e chá preto em excesso;
- Chocolate.
Além disso, alguns fatores podem causar rouquidão, como gripes, abalos emocionais e até mesmo lesões nas cordas vocais.
Fique atento se a rouquidão não passar após 15 dias. Procure um médico para fazer uma investigação.
Alimentos que ajudam a melhorar a voz
Assim como há alimentos que prejudicam a voz, há muitos alimentos com propriedades benéficas à voz. Eles aliviam rouquidão, pigarros e até infecções.
1º Maçã
A maçã possui um alto teor de vitamina C, apesar de não estar no grupo das frutas cítricas.
Ela beneficia o bom funcionamento das cordas vocais e melhora a voz. Além de possuir funções adstringentes que ajudam na limpeza da garganta.
2º Frutas Cítricas
Essas frutas são ótimas antioxidantes e ricas em vitamina C, por isso são ótimos alimentos para a voz. Eles também garantem a hidratação da garganta.
3º Chás
Alguns chás também são ricos em vitaminas e são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, deixando a garganta protegida e aquecida.
Chá de Hortelã
O hortelã possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antioxidantes. O chá morno alivia os incômodos da rouquidão e aceleram o tratamento para melhora da voz.
Para fazer o chá, coloque cerca de seis folhas de hortelã picadas em uma xícara. Acrescente 150 ml de água fervente e deixe descansar por 5 minutos. Coe e adoce com mel.
Chá de Gengibre
O gengibre possui ação anti-inflamatória e analgésica, por isso é excelente no tratamento da afonía, perda temporária da voz.
O gengibre é aromatizante e um perfeito remédio para recuperar e melhorar a voz.
Para fazer o chá, lave o gengibre e corte dois cm em pequenos pedaços. Ponha 200 ml de água para ferver e assim que levantar fervura adicione o gengibre. Coloque o gengibre picado, tampe e apague o fogo. Continuar com o fogo aceso além de gastar mais gás de cozinha, faz com que o chá perca suas propriedades.
Se quiser, acrescente o caldo de meio limão e mel.
Chá de Eucalipto
O eucalipto possui propriedades antissépticas. Ele auxilia no combate a microorganismos, por isso é um excelente remédio no combate a inflamações na garganta.
Para o preparo do chá coloque uma colher de folhas de eucalipto picadas em uma xícara e adicione água fervente. Após a mistura amornar, coe e consuma,
4º Mel
O mel possui algumas bactérias que tem capacidade de enfraquecer a multiplicação dos micro-organismos. Por isso, é um dos melhores alimentos para melhorar a voz.
O mel beneficia a saúde das cordas vocais.
5º Água
Manter a garganta e as cordas vocais hidratadas é ideal para que a voz se mantenha saudável. Por isso, beba bastante água ao longo do dia.
Use estas dicas de como melhorar a voz e mantenha a garganta e a voz saudáveis.
Mas preste atenção nos sinais que elas emitem. Rouquidão frequente, dores, coceira em excesso e dificuldades para falar não são sintomas comuns. Procure um especialista.