Quando pensamos em serviço de alimentação, não podemos nos esquecer das Boas Praticas de Higiene e Manipulação dos alimentos que devem ser seguidas e que são exigidas pelos orgãos fiscalizadores. Com essas orientações, agregamos mais um item para o sucesso do seu negócio – a Segurança Alimentar.

Dispomos de diversas soluções nutricionais, proporcionando ao seu estabelecimento o devido cumprimento das leis (Portaria n° 326/97, Portaria n° 1428/93, RDC n° 216/04, RDC n° 12/ 2001, RDC n 60/03), que regem a segurança alimentar a fim de assegurar a qualidade dos serviços e saúde do consumidor.

Entre em contato, sem compromisso, e saiba como podemos ajudá-lo!

Serviços de Nutrição para restaurantes, bares e escolas

 

Assessoria Nutricional Individual ou Coletiva

Acompanhamento nutricional domiciliar, prescrição de dietas e tratamentos de acordo com a necessidade de cada cliente. (Personal Diet).

Assessoria Técnica Contínua ou Periódica

De acordo com as Resoluções CFN nº 378/05 e nº 380/05, Assessoria em Nutrição é o serviço realizado por Nutricionista habilitado que assiste tecnicamente pessoas físicas e jurídicas, planeja, implementa, avalia programas e projetos em atividades específicas na área de alimentação e nutrição, bem como oferece solução para situações relacionadas com a sua especialidade. É vedado ao assessor assumir a responsabilidade técnica.

Auditorias

De acordo com a Resolução CFN Nº 378/05, Auditoria é um levantamento sistemático para verificar se as atividades e os seus resultados estão de acordo com os requisitos especificados e objetivos planejados.

Auxílio na Organização da Documentação Exigida pela Vigilância Sanitária.

Consultoria em Segurança Alimentar

Conforme Resoluções CFN nº 378/05 e nº 380/05, Consultoria em Nutrição é um tipo de serviço prestado pelo Nutricionista, que quando solicitado, analisa, avalia e emite parecer sobre assunto e serviço relacionado à área de alimentação e nutrição, dentro de um prazo determinado.

Manual de Boas Práticas (MBP)

Boas Práticas são normas de procedimentos exigidos pela Portaria nº 1428/ 96 e RDC nº216/ 2004 da ANVISA, para atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto e/ou um serviço na área de alimentos, cuja eficácia e efetividade deve ser avaliada através de inspeção e/ou investigação (Silva Jr., 2010).

Procedimento Operacional Padrão (POP)

O POP é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos, garantindo assim a padronização e permitindo a avaliação de cada procedimento. Este Procedimento é referido na Resolução da ANVISA RDC nº275 de 2002.

Capacitação

Nos últimos anos, houve um aumento na ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), frequentemente relacionadas com fornecedores de refeições prontas. Nos estabelecimentos comerciais, o preparo de alimentos com certa antecedência, em grandes volumes e o processamento térmico insuficiente podem favorecer a ocorrência de DTAs, envolvendo um número maior de pessoas. Sendo assim, a higiene e segurança alimentar em estabelecimentos que manipulam alimentos visa garantir uma adequada condição higiênico sanitária dos produtos elaborados, sem oferecer riscos à saúde do consumidor, sob condições previstas pela legislação vigente (RDC nº 216/2004 ANVISA).

Elaboração de Ficha Técnica

A ficha técnica é uma ferramenta fundamental no planejamento de cardápios. Nela constam o modo de preparo, peso, medidas e valores calóricos dos ingredientes, permitindo assim a padronização de preparações/pratos e melhor conhecimento do seu trabalho. Por meio dessa ficha conseguimos otimizar os desperdícios e garantir a uniformidade do produto final e lucro.

Rótulo de Alimentos

De acordo com a Resolução da ANVISA RDC nº 360 de 2003, a rotulagem nutricional é obrigatória a todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta do consumidor, descrevendo: valor energético, proteínas, carboidratos, gordura total, gordura saturada, gordura trans, fibra alimentar e sódio. As informações nutricionais presentes nos rótulos dos alimentos permitem ao consumidor a seleção de uma dieta balanceada, por consequência, favorece que o fornecedor esteja em evidencia por colaborar com produtos adequados ao consumo humano.

Elaboração de cardápios

Um cardápio nutricionalmente adequado e variado é fundamental para ajudar a quebrar a monotonia da dieta ou para guiar os serviços de alimentação e nutrição da sua instituição. Exemplo: berçários, escolas ou restaurantes

Equilibrar e combinar alimentos e nutrientes em refeições saudáveis é o que me proponho a fazer. Busco principalmente respeitar a cultura alimentar, preferências e rotinas existentes.

Os cardápios podem ser diários, semanais ou mensais.

Para clientes institucionais, busco entender detalhadamente as necessidades e a organização vigente para propor soluções viáveis com cardápios gostosos e saudáveis.

O valor e prazo de entrega dos cardápios variam em função da complexidade de cada serviço.

Planejamento e avaliação de estrutura física/layout

Objetivos: avaliar e sugerir adequações na estrutura física da empresa de acordo com o seu processo de produção. As instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem ser projetados de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamento entre as etapas do processo.

Importância: reduzir o risco de contaminação e otimizar o processo de produção.

Consultoria fixa (visitas semanais, quinzenais ou mensais)

Objetivo: realizar acompanhamento freqüente, abordando, em cada visita, um tópico diferente e especifico às necessidades da empresa (ex. treinamento; avaliação da adequação do serviço baseada nas normas vigentes; relatório de visita; controles e registros de limpeza, entre outros).

Importância: minimizar os riscos que podem estar envolvidos durante todo o processo de produção, assegurando um produto final de qualidade.

Treinamento dos funcionários

Treinamento dos funcionários quanto às boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos

Objetivos: ensinar os funcionários os cuidados necessários durante a manipulação dos alimentos de acordo com as normas estabelecidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A contaminação química, física ou microbiológica dos alimentos é um risco para a saúde do cliente.

Importância: assegurar um produto final de qualidade, não apenas relacionada ao sabor e apresentação do alimento, mas também do ponto de vista nutricional e microbiológico.

Padronização e Controle de Processos

  • Treinamento para garçons
  • Curso e capacitação de excelência no atendimento ao cliente
  • Auxilio no controle de custos
  • Padronização de produtos ofertados
  • Atendimento ao cliente

Redução de Custos

O comércio de alimentos é muito dinâmico e se algum detalhe estiver passando despercebido, você está perdendo dinheiro!

O que podemos fazer pelo seu negócio?

  • Padronização das receitas
  • Revisão e teste de receitas visando redução do custo de preparo
  • Cálculo de custos dos produtos e receitas
  • Organização do setor de compras, recebimento e armazenamento de alimentos
  • Análise e correção de desperdícios
  • Monitoramento de custos
  • Treinamento de funcionários (visando produtividade)

 

Consultoria para Restaurantes

Trabalhamos em prol de um serviço de Consultoria Nutricional para Bares de qualidade e temos experiencia nos problemas existentes dos nosso clientes.

Nosso objeto é auxiliar os nossos clientes garantindo a segurança alimentar atendendo as normas da Vigilância Sanitária – ANVISA.

Somos especializados na adequação de cozinhas de Bares para evitar multas ou interdição do estabelecimento.

Os nossos serviços passam pela avaliação do estabelecimento, elaboração do manual de boas praticas, cursos com certificado individual para cada colaborador de manipulação de alimentos e atendimento ao cliente.

O nosso objetivo é reforçar o trabalho em equipe, elevar o nível do estabelecimento nos requisitos necessários para um padronização higiênico sanitária e atendimento do cliente.

Se o seu Bar recebeu a visita da Vigilância Sanitária ou com problemas de Segurança Alimentar, contate-nos

 

Consultoria para Cafeterias

Leia sobre Consultoria para Cafeterias em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Lanchonetes

Leia sobre Consultoria para Lanchonetes em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Pizzarias

Leia sobre Consultoria para Pizzarias em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Padarias

Leia sobre Consultoria para Padarias em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Bares

Leia sobre Consultoria para Bare em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Sorveterias

Leia sobre Consultoria para Sorveterias em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria para Academias

Leia sobre Consultoria para Academias em: https://nutricionistasalvador.ntr.br/nutricao-para-empresas#Consultoria_para_Bares

Consultoria Nutricional para Escolas

Educação Nutricional direcionada a públicos diversos. (crianças, adolescentes, adultos, pais, educadores e merendeiras)

Consultoria Nutricional para Creches e Berçários

A nutrição é fundamental para o pleno crescimento e desenvolvimento infantil.

Sabe-se que a qualidade da alimentação oferecida na infância pode determinar o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade na vida adulta.

Conforme as crianças crescem, elas adquirem conhecimento e assimilam conceitos com grande rapidez. Os primeiros anos de vida são ideais para fornecer informação nutricional e promover atitudes positivas sobre os alimentos. No ambiente escolar, as refeições, lanches e atividades de preparo de alimentos dão às crianças uma oportunidade de praticar e fortalecer seu conhecimento sobre nutrição.

O envolvimento dos pais, escola e professores no projeto de educação nutricional produz resultados positivos na alimentação e, consequentemente, na saúde das crianças.

A consultoria inclui:

  • Atividades de educação nutricional, incluindo aulas experimentais
  • Palestras para pais e professores
  • Avaliação e acompanhamento da composição corporal das crianças
  • Orientação alimentar para as crianças diagnosticadas com alteração no estado nutricional
  • Cardápio equilibrado com receitas saudáveis
  • Treinamentos sobre boas práticas de higiene e manipulação para equipe da cozinha
  • Cantina saudável – sugestão de lanches balanceados para lanchonetes e cantinas

Obs: os serviços são independentes. Voce pode escolher aqueles que mais atendem a necessidade da sua escola.

 

Cursos, Palestras e Treinamentos In Loco

Público Alvo: Empresas e funcionários

Capacitar os funcionários quanto a indicação, função e dosagens de suplementos esportivos e/ou fitoterápicos.

Voltado para empresas que querem qualificar melhor seus vendedores, distribuidores e lojas de suplementos.

É concedido um treinamento personalizado com todas as funções da suplementação, seja ela esportiva ou fitoterápica, quantidades prescritas de suplementação esportiva, indicações ideais para faixas etárias específicas e período de utilização.

Conheça Nossos Pacotes:

  • Segurança Alimentar 1: FTP + Rotulagem;
  • Segurança Alimentar 2: MBP + Capacitação de Funcionários;
  • Segurança Alimentar 3: MBP + POP + Capacitação de Funcionários;
  • Segurança Alimentar 4: MBP + POP + FTP + Capacitação de Funcionários + Rotulagem

Orçamento:

Consulte também nossos serviços de Nutrição para Você

Comentários